Pro Franquias - Consultoria e Venda de Franquias
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1) Desgaste: o pneu desgastado tem sua área de atrito aumentada, o que leva a maior aderência. Muitas vezes é possível evidenciar essa diferença em uma simples comparação visual. Pode ser o caso de seus velhos Dunlops.

2) O pneu novo tem um período (reduzido, cerca de 100 km) em que a aderência não é ideal. Se for o caso, procure esperar um pouco mais para obter um julgamento correto.

3) Alinhamento de rodas: é possível tanto que o alinhador tenha imposto ângulos incorretos (uma cambagem positiva, por exemplo, pode gerar acentuada saída do eixo a que foi aplicada), quanto que tenha corrigido os ângulos antes incorretos de seu carro. Se a cambagem estava negativa e passou a neutra, por exemplo, a aderência naquele eixo tende a diminuir.

4) Características do pneu: o site da Michelin apresenta quatro elementos do Pilot Exalto (“nova referência no mercado em comportamento em solo molhado”; “direção esportiva precisa mesmo com altos níveis de água na pista”; “comportamento 14% superior em curvas sobre solo molhado”; e “equilíbrio de performance entre solo seco e molhado”) que apontam para um pneu projetado com vistas a utilização em piso molhado.

Não é difícil perceber que, quanto maiores os sulcos para drenagem de água na banda de rodagem, menor será a área de contato com o solo dessa banda. Os pneus de chuva do automobilismo estão aí para mostrar como esse compromisso sempre envolve perdas de um ou outro aspecto. Portanto, parece-nos ser o caso de escolha do pneu inadequado às expectativas de utilização.

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