Para que servem? Funcionam? Eu preciso mesmo deles? Quais os tipos? Essas são as perguntas mais comuns sobre aditivos para radiadores. Resolvemos esclarecer algumas dúvidas referentes sobre o assunto.
Como nossa revista é voltada para performance vamos dar um enfoque neste sentido, entretanto tudo é válido também para carros originais.
Primeiramente vamos esclarecer que existem 2 tipos básicos de aditivos:
1) Aqueles para a limpeza do sistema em relação á ferrugem, estes são normalmente em frascos pequenos e devem ser colocados na água do radiador, e é mandatório a troca da água em alguns dias, 3 ou 4 dias são suficientes.
2) Os aditivos propriamente ditos são aqueles líquidos “verdes” ou “vermelhos” que são a base de etileno-glicol. Estes têm duas funções, uma a de evitar a ferrugem das partes onde circula a água (vide nosso teste) e outra evitar o congelamento da água e aumentar o ponto de ebulição da água.
Nós aqui no Brasil não temos problema algum com relação ao congelamento da água, mas aumentar o ponto de fervura da água ajuda bastante. Com um ponto de ebulição mais alto é possível manter a propriedade de troca de calor com o motor até uma temperatura um pouco mais elevada (essencial em carros preparados e Turbo).
Fizemos um teste com os 4 das principais marcas de aditivos de radiadores para comprovarmos a eficiência em relação a proteção contra ferrugem. As marcas foram Bardhal Rad cool, Radiex, Power e Draft.
Colocamos então 5 frascos com água, 1 ficou apenas com água e os outros 4 adicionamos os produtos na proporção indicada pelo fabricante. Colocamos 1 prego comum dentro de cada frasco e deixamos durante dois meses.
Resultado:
Todos os 4 aditivos mantiveram os pregos sem ferrugem, o curioso, que surpreendeu até a nós foi que em apenas 24 horas após os pregos serem colocados o frasco que continha somente água já apresentava sinais de ferrugem.
Conclusão:
Os aditivos são realmente importante para manterem o sistema de arrefecimento em ordem e a ferrugem danifica o sistema, como a bomba d´água, válvula termostática, etc. Se por ventura trocarem a água do sistema de arrefecimento, NÃO deixem de colocar o aditivo.
Cadastre-se em nossa newsletter ou nosso RSS Feeds. Também convidamos você a nos seguir no Facebook e Instagram.
